Mapa Atualizado da Viagem

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Dias 47 e 48 - Route des Grandes Alpes (de Thonon-les-Bains a La Clusaz - 100 km)

Primeiro dia da Route des Grandes Alpes, estava um pouco ansioso para iniciar esse trajeto considerado mítico.
Acordei bem mais cedo que nos dias anteriores, tomei café, peguei minhas coisas e as 7:00 h estava saindo do hotel.
Fui até a prefeitura da cidade, onde existe uma placa no solo indicando o quilômetro zero do trajeto, tirei algumas foto e iniciei. Nesse ponto inicial a altitude é de 428 msnm.




A primeira parte eu já conhecia, pois os primeiros 15 km eu havia percorrido no dia anterior. A estrada, ainda em baixa altitude, esta dentro de um vale, seguindo um rio, cercada por floresta.




Conforme vai ganhando altitude o campo de visão aumenta, e ao mesmo tempo as montanhas em volta também ficam maiores, para chegar ao Col des Gets (1172 m), na cidade (ou vila) Des Gets é um trajeto relativamente tranquilo, com um curto aclive mais forte.











Do colo são cerca de 20 km de descida até Tangines, voltando à casa dos 500 m de altitude, ali parei para comer alguma coisa, depois segui alguns quilômetros pelo vale para a subida do Col de La Colombière, esse sim com uma dificuldade bem maior.





A vegetação continua semelhante ao Gets, mas conforme vai subindo vai mudando, por um período é possível visualizar por onde passei o Col des Gets, mas logo fica para trás, na sequência somente subida e subida.


A vegetação começa a mudar, ficar menos densa, aparecem partes com apenas grama ou simplesmente pedra nua. Surgem montes nevados a esquerda, e depois à direita uma grande formação rochosa.
Não sei se pelo cansaço ou pela beleza do lugar, mas parei muitas vezes, principalmente nos últimos 5 km, para tirar fotos, tomar água, comer algum chocolate ou bolacha. Nesse passo, já existe uma sinalização a cada quilômetro, de quanto falta para subir, qual a altitude atual e qual a inclinação média do próximo quilômetro, assim, em geral, eu parei nessas placas, para tirar foto das mesmas e "tomar fôlego" kkkk, coisa de 1 ou 2 minutos.
Faltando cerca de 2 km já é possível ver a passagem entre as duas montanhas, isso dá um ânimo, continuei pedalando, e depois de mais de meia hora cheguei no colo.
Fiquei por ali alguns minutos, tirei fotos, andei para uma e outra vista. O esforço foi recompensado mais uma vez.



































Toda subida tem cerca de 14 km, e mais de 1100 m de desnível, em geral com 7% - 9%, porém alguns trechos curtos passando de 12%. Esse passo tem classificação 1 no Tour de France (numa escala de 4 - menor dificuldade a 1 - maior dificuldade).
Comecei a descida para Le Grand Bornard, 13 km morro abaixo, praticamente nem parei para tirar fotos, por um trecho apenas filmei a descida,









Le Grand Bornard está a cerca de 900 msnm e eu tinha um host do Couchsurfing esperando em La Clusaz, a próxima cidade, seguindo a rota, já subindo para o próximo passo (Aravis).
Então de Le Grand Bornard segui para La Clusaz, cerca de 4 km.





Quando cheguei na casa do Ben, fiquei espantado com a vista, da porta da casa. Além disso, ainda fui convidado para um churrasco que ele estava fazendo junto com familiares, pois seus avós e irmão que moram na Inglaterra estão passeando na casa dele e dos pais dele, aqui  na França.


Hoje, dia 28, aproveitei para descansar, dormir até um pouco mais tarde, ir ao pequeno centro da cidade carimbar a carta de controle e fazer compras :-).
Voltei para atualizar essas postagens e planejar os próximos dias.
A princípio os dois maiores passos Iseran e Galibier ainda estão fechados pelo inverno, está em processo de remoção da neve, que em alguns lugares acumulou mais de 5 m sobre a pista, a previsão de abertura é só para depois da primeira semana de junho, mudando um pouco o planejamento, pois a informação que eu tinha era que o Galibier já estava aberto e Iseran abriria dia 1º de Junho.
Liguei para os dois escritórios de turismo das cidades vizinhas aos passos e confirmaram, o Galibier está aberto somente o túnel, que evita a subida do passo e não pode passar bicicletas, enquanto Iseran está fechado com uma possibilidade incerta de abertura dia 5 de junho.
Com isso Iseran, Galibier e Télégraphe (que faz parte da subida para o temido Galibier) estão praticamente fora da viagem, não será possível concluir o trajeto original. tentei encontrar alguma rota alternativa indo pelo lado italiano dos alpes, mas os passos também estão fechados. A melhor solução que encontrei é seguir os próximos três passos, normalmente, antes da sudida para o Iseran confirmar se está abert e caso negativo, seguir para oeste e atravessar pelo Col de la Madeleine (uma varição prevista da rota, inclusive divulgada no site), se o Madeleine também esstiver fechado, seguir pela rodovia normal, margeando os rios e contornar, é uma distância maior e evita as montanhas. O mesmo vale para o Galibier, se ainda estiver fechado substituir pelo Glandon e, se este estiver fechado, seguir pela rodovia, até encontrar o trajeto original no Col du Lauratet, que fica na descida do Galibier. Desse modo eu tenho as opções mais fáceis e com menor alteração de rota possível, podendo substituir os três passos que ficaram de fora por outros dois.

Distância: 100 km
Tempo Pedalando: 7:25 h
Velocidade Máxima: 58,0 km/h
Desnível Positivo: 2768 m
Desnível Negativo: 2020 m
Elevação mínima: 416 msnm
Elevação máxima: 1618 msnm
Acumulado: 2124 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário