Mapa Atualizado da Viagem

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Dia 41 - de Luzern a Interlaken (83 km)

Dia de atingir o primeiro passo de altitude da viagem, pisar na neve, passar frio, enfrentar chuva... kkk


Os primeiros 40 km do dia foram um tanto difíceis, principalmente pela chuva, o clima não melhorou em Lucerna, saí da casa da Karin e do Reto sob chuva, que somada ao frio, faziam ficar um tanto desconfortável seguir pedalando.
Cheguei a parar para trocar de luvas e meias, para tentar melhorar a situação.
Aos poucos a chuva foi diminuindo até virar um chuvisqueiro bem esparso, não chegou a parar em nenhum momento do dia. Nesse caso, com apenas o frio presente estava mais tranquilo.
Eu teria ainda que cruzar o primeiro passo de altitude de toda viagem, o Brünigpass.





Segui pedalando, subi a primeira parte do passo, que sai da região do Sarnersee para a região do Lugansee, dois lagos no meio dos alpes. São lagos de águas verdes, cercados por montanhas, que infelizmente não tinham seu melhor dia para visualização, pois estavam cobertas de nuvens.
É interessante, que mesmo para as pessoas do local, esse clima não é muito comum. Ter esfriado tanto em pouco tempo e estar chovendo, a previsão do tempo alertava sobre neve no alto das montanhas. E realmente era possível ver, a uma pequena distância (olhando para cima), uma camada de neve, sobre as plantas já verdes, sinal de que a neve era recente.

















Após essa primeira subida, contornei o lago, que está em um pequeno planalto, e comecei a subida do passo propriamente dito, quando passei dos 800 m de altitude, olhei em volta e vi neve nas plantas, segui pedalando e cada vez a camada ficava mais espessa.
No ponto mais alto, onde o passo cruza a montanha (1008 m), estava uma bela paisagem, o frio havia diminuído, não sei se porque não havia mais chuva, pelo esforço da subida, ou pela soma de ambos.
Tirei algumas fotos e preparei para descer, logo que inicio a descida, no outro lado da montanha, não havia mais neve, foi só naquela região que a neve estava à tão baixa altitude. O mau tempo que enfrentei antes do subir, ali tinha produzido toda aquela beleza, quando eu cheguei já havia parado de nevar. Valeu todo esforço e frio do dia... :-)






















A descida é mais íngreme que a subida, porém fui segurando, para evitar o frio um pouco, contornei o lago Brienzersee pelo lado direito, outra região de imagens de cartão postal, que não estava tão interessante por estar coberta de nuvens.


















Cheguei em Interlaken e terminei o dia no albergue privado mais antigo da Suíça (fundado em 1890), tomando um banho para esquentar e depois jantando.

Distância: 83 km
Tempo Pedalando: 5:56 h
Velocidade Máxima: 41,1 km/h
Desnível Positivo: 1153 m
Desnível Negativo: 1035 m
Elevação mínima: 434 msnm
Elevação máxima: 1007 msnm
Acumulado: 1815 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário