Mapa Atualizado da Viagem

terça-feira, 5 de maio de 2015

Dia 22 - de Viena a Melk (123 km)

Dia de voltar a pedalar, saí de Viena antes das 9:00 h. A vontade era ficar, passar mais um tempo na cidade, e fugir do tempo ruim que estava naquele momento, mas já estava no terceiro dia ali e o hostel em Melk reservado, então tinha que partir.
O tempo estava carrancudo, nublado com um chuvisqueiro bem fraco, que aumentou um pouco no caminho.


Segui pedalando, sem tirar muitas fotos, o tempo não estava para fotos bonitas e a paisagem é semelhante, ciclovia próxima ao rio e árvores dos dois lados, ou de um e casas do outro.
Fui pela margem direita do rio, pude observar algumas ruínas de fortificações incrustadas nas montanhas. Ah, por falar em montanhas, deu para ver a silhueta das montanhas da ponta mais nordeste dos Alpes, que estão bem próximas a Viena.




O tempo melhorou um pouco, a chuva se foi, mas nada de aparecer o sol, a temperatura estava constante na casa dos 10º a 12º C.
Uma ou outra paisagem melhor aparecia. A ciclovia segue por cima de uma espécie de barragem que foi feita por grande parte da margem do rio, essa barragem junto com um sistema de comportas forma um canal artificial, o rio foi todo reconstruído e elevado, facilitando assim a navegação, controlando enchentes e utilizando o desnível para gerar energia, a maneira correta de se aproveitar os recursos naturais. Além disso o rio é extremamente limpo, de tom esverdeado, na margem é possível ver as pedras do fundo.



A chuva voltou e se foi, lá pelos 70 km atravessei o rio, continuei pela margem esquerda, a paisagem era semelhante, mas logo apareceram mais castelos "pendurados" nas montanhas que começavam a surgir do outro lado do rio.
Mais alguns quilômetros e a paisagem muda drasticamente, o que estava um tanto monótono passou a se alterar a cada instante, a ciclovia sai um pouco da margem do rio para entrar nas pequenas cidades entre o rio e os paredões de pedra.
É uma região vinícola, e bastante turística, muita gente percorrendo a região, seja praticando ciclismo, sozinhos ou em grupo, por conta próprio ou em excursões com carros de apoio, ou com ônibus de turismo ou com seus próprios carros (e que carros). Nas paredes de pedras além das antigas construções, existem degraus por toda parte, criando o espaço para plantar as vinhas. Se as melhores uvas saem dos terrenos mais pedregosos, ali as uvas devem ser realmente boas.
Continuei pedalando, o rio que antes era mais largo e margeado por planícies, passa a ser mais estreito e com montanhas cobertas de árvores ou, onde possível, de parreiras.






















Logo cheguei em Melk, uma cidade também histórica, com seus castelos, fazendo parte dessa rota tão bela. Com mais tempo seria possível fazer pausas, provar vinhos, visitar os castelos e as ruínas. Até o tempo ajudou, estava melhor, sem chuva, e o sol chegou a aparecer um pouco.


Distância: 123 km
Tempo Pedalando: 7:16 h
Velocidade Máxima: 40,8 km/h
Desnível Positivo: 536 m
Desnível Negativo: 491 m
Elevação mínima: 140 msnm
Elevação máxima: 268 msnm
Acumulado: 792 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h


Nenhum comentário:

Postar um comentário