Mapa Atualizado da Viagem

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Dia 44 - de Bulle a Thonon-les-Bains (90 km)

Dia de descer para o lago Leman, e sair um pouco dos Alpes.
Como a diária do hotel acabaria somente às 10:30 h e o trajeto do dia seria mais curto, com praticamente só descida, acordei um pouco mais tarde, tomei café, arrumei minhas coisas e saí. Pouco antes das 10:00 h eu já estava pedalando em direção à saída da cidade.

A estrada segue praticamente plana, com um pequeno desnível positivo, até próximo a Vevey, onde começa a descida para o lago Leman, mesmo assim, nessa parte plana foi bom de pedalar, muitos ciclistas treinando, sozinhos ou em pelotão, além de pessoas apenas passeando e um ou outro viajando com bagagem.
Eu já havia quase me esquecido como é bom pedalar sem muito esforço a mais de 35 km, em áreas planas e com o vento ajudando um pouco :-).
De Vevey ao Lago Leman são uns 450 m de desnível.
Conforme vai aproximando do lago, ainda na Suíça, é possível notar diferenças nas pessoas, nas construções, no idioma e até no clima, parece inclusive um tanto mediterrâneo, sinal da forte influência francesa nessa parte da Suíça.






O hotel em Thonon-les-Bains, só estaria pronto para o check-in depois das 18:00 h, então eu tinha bastante tempo. Parei em Montreaux, comprei pão, refrigerante, chocolate e mais alguma coisa em um supermercado e fui comer sentado num banco à beira do lago.









Depois continuei tranquilo até chega à divisa com a França, mais uma vez existe aduana para controle.
Após entrar na França é possível perceber que as cidades ou vilas se tornam menores e as estradas um pouco mais "descuidadas".


Pelo caminho passei por Evian-les-Bains, um ponto badalado da margem francesa no lago Leman, se estende por alguns quilômetros de margem.




Continuei e logo cheguei a Thon-les-Bains, ainda cedo para ir para o hotel, que estava fechado, fui conferir. Pedalei pelas ruas da pequena cidade, depois parei e um praça que tem vista para o lago.


Alcancei metade da viagem.
Eu havia planejado de chegar aqui apenas no dia 30 ou 31 de Junho, portanto estou alguns dias adiantado. Isso porque agora inicio a travessia dos Alpes propriamente dita, pelo lado francês, quase divisa com a Itália. É a famosa Route des Grandes Alpes, que compõe algumas etapas do famoso Tour de France.
Essa rota é clássica, senão épica, indo de Thonon-les-Bains até Menton, no mar Mediterrâneo, são 16 passos de altitude, incluindo Col de L'Iseran, a mais alta estrada de montanha (ou passo) pavimentado, chegando a 2770m e o temido Galibier, por sua dificuldade. Se considerar até Nice, destino antigo da rota são 17 passos.
Esses principais e mais altos pontos estão fechados mais da metade do ano, desde Outubro, quando ocorrem as primeiras neves até a primeira semana de Junho. Como Iseran abre já no dia 1º de Junho e está a pouco mais de 200 km, eu decidi iniciar o percurso antes de Junho, já amanhã, dia 27, situação um pouco incomum, pois a maioria das travessias ocorre depois do meio de Junho.

Distância: 90 km
Tempo Pedalando: 5:08 h
Velocidade Máxima: 53,6 km/h
Desnível Positivo: 619 m
Desnível Negativo: 953 m
Elevação mínima: 372 msnm
Elevação máxima: 863 msnm
Acumulado: 1994 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário