Mapa Atualizado da Viagem

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Dia 60 - Route des Grandes Alpes (de Saint-Martin-Vesubie a Menton - 76 km)

Último dia indo para o sul, dia de chegar ao Mar Mediterrâneo, dois meses de viagem, terminando os Alpes.

Saí de Saint-Martin-Vesubie um pouco mais cedo que os outros dias, já prevendo a chuva da tarde de todo dia, e também pela vontade de chegar logo ao mar e terminar mais essa parte da viagem.




A paisagem se torna muito mais parecida com a região mediterrânea, afinal são os últimos quilômetros de montanha, as construções assumem as cores que variam do amarelo ao laranja, e as telhas são de barro, as árvores com cascas mais grossa e aparentando mais dificuldade para desenvolver, devido ao solo pedregoso e clima mais seco, além disso é maior a presença de oliveiras e as estradas características, com seus muros de pedra.








Conforme fui aproximado do Col de Turini (1607 m), o primeiro do dia, o clima foi mudando, ainda antes do meio dia, anunciando mais uma tempestade, como sempre vindo do oeste. Continuei pedalando e atingi o passo no momento em que começava chuviscar.


Tirei apenas algumas fotos e em poucos minutos já estava descendo para Sospel, a ideia era passar pela tempestade antes dela acontecer de verdade, já que no horizonte era possível ver céu claro ao sul.

Se comparado ao dia anterior deu certo, apenas um chuvisqueiro, depois uma chuva mais grossa, por cerca de dez minutos. Consegui deixar para trás a chuva maior. Praticamente não tirei fotos no caminho, apenas aproveitei a descida o máximo que pude.






Em Sospel parei para almoçar e pegar o penúltimo carimbo na carta de controle dessa rota. Para minha surpresa a atendente do escritório de turismo disse que eu era o primeiro dessa temporada a passar por ali e pegar o carimbo, assim, como percorri todo o trajeto, mesmo que utilizando alguns caminhos alternativos, mas oficiais, sou o primeiro de 2015 a percorrer a Route des Grandes Alpes (isso se a mulher estiver certa).
Enquanto eu almoçava, prestava atenção no tempo, a chuva estava chegando novamente, saí do restaurante e mais uma vez segui "fugindo" da chuva.




O último colo antes do mar, Castillon (706 m), é um pouco depois de Sospel, havia uma placa indicando a rota por uma estrada maior, segui ela, no final passei por um túnel longo, na verdade por baixo do Col de Castillon.
Como era o último, subi pelo lado sul até o ponto considerado como passo de verdade, outro túnel, bem menor, com apenas alguns metros de rocha em cima.


Já logo no início da descida é possível ver o Mar Mediterrâneo e Menton no horizonte, é uma sensação muito boa, depois de tanta montanha, ver que o mar está tão perto.



Segui apressado pois o tempo a frente estava bom, mas atrás estava chovendo a uma pequena distância.




Quando cheguei em Menton, à margem do Mediterrâneo, céu azul e calor, olhando para trás, alguns quilômetros longe, nas montanhas, uma grande chuva.


Ainda andei um pouco pela orla e passei no escritório de turismo da cidade, pegar o último carimbo. A travessia dos Alpes Franceses, na famosa Route des Grandes Alpes estava completa, saindo do Lac Léman e chegando ao Mar Mediterrâneo.

A praia não é de areia, mas sim de pedras redondas.




Route des Grandes Alpes
Período: 27/05/2015 - 09/06/2015
Dias com Pedal: 11
Distância: 715,5 km
Tempo Pedalando: 54:50 h
Média diária: 51,11 km
Média dos dias com pedal: 65,05 km
Velocidade média: 13,05 km/h
Desnível Positivo: 19656 m
Desnível Negativo: 20237 m
Elevação Mínima: 0 (Menton)
Elevação Máxima: 2802 (Cime de la Bonette)
Passos: 15 - Les Gets (1172 m), Col de la Colombiere (1618 m), Col des Aravis (1487 m), Col des Saisies (1650 m), Cormet de Roselend (1968 m), Col de La Madeleine (2000 m), Col du Glandon (1924 m), Col de la Croix de Fer (2067 m), Col du Lautaret (2058 m), Col d'Izoard (2360 m), Col de Vars (2109 m), Cime de la Bonette (2802 m), Col Saint-Martin (1500 m), Col de Turini (1607 m) e Col de Castillon (706 m).

Resumo do dia
Distância: 76 km
Tempo Pedalando: 5:09 h
Velocidade Máxima: 54,1 km/h
Desnível Positivo: 1841 m
Desnível Negativo: 2724 m
Elevação mínima: 3 msnm
Elevação máxima: 1607 msnm
Acumulado: 2739 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário