Mapa Atualizado da Viagem

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dia 57 - Route des Grandes Alpes (de Guillestre a Jausiers - 48 km)

Além de ser o dia de vencer mais um passo, era dia de decisão, onde parar e qual estrada tomar para seguir ao sul.

A dúvida era porque após o Col de Vars, eu deveria, pelo traçado principal da Route des Grandes Alpes, seguir para o Col de la Cayolle (2336 m) e depois Col de la Couillole (1678 m), porém existe uma rota alternativa, que é seguir pelo leste, através do Col de la Bonette/Restefond e o Cime de la Bonette (2802 m), sendo assim, essa é a estrada pavimentada mais alta de toda Europa.
Antes eu estava decido a seguir o traçado principal, mas conversando com Joseph, na noite anterior ele me deixou em dúvida, na verdade quase me convenceu a seguir pelo Cime de la Bonette, afinal era a estrada mais alta da Europa. Aqui cabe uma explicação, la Bonette é a estrada mais alta, mas não o Col mais alto, título pertencente ao Col de l'Iseran, pois o passo (Col) de la Bonette é mais abaixo, sendo que a estrada apenas segue contornando a montanha, chegando aos 2802 m, no Cime de la Bonette.
Iniciei o dia pedalando sem ter certeza do rumo a tomar, somente saiba que iria cruzar o Col de Vars e se decidisse pelos dois passos menores iria tentar mais um, ou metade, no mesmo dia, ou pelo Col de la Bonette, pararia em Jausiers.











Pelo caminho, mais um refúgio de Napoleão.





Mais um dos 16, ou 15 se mudar para la Bonette, até chegar ao mar. Col de Vars (2109 m)



Do outro lado do colo a paisagem muda um pouco, as camadas de rochas que compões as montanhas ficam mais evidentes. A cor passa a um tom mais castanho e a vegetação é semelhante, árvores no meio das pedras.





A arquitetura das casas começa a dar ideia de proximidade ao mediterrâneo.


Por fim, tomei a decisão, parei em Jausiers mesmo, possivelmente essa era a única oportunidade de percorrer a estrada mais alta da Europa, e o tempo estava mudando, de um calor muito grande para possibilidade de chuva e tempestade. Como havia ocorrido em todos dias anteriores, chuva no final da tarde.

Distância: 48 km
Tempo Pedalando: 3:52 h
Velocidade Máxima: 59,4 km/h
Desnível Positivo: 1346 m
Desnível Negativo: 1121 m
Elevação mínima: 884 msnm
Elevação máxima: 2109 msnm
Acumulado: 2557 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário