Mapa Atualizado da Viagem

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Dia 51 e 52 - Route des Grandes Alpes (de Bourg-Saint-Maurice a Saint-Avre - 89 km)

Dia de alterara rota, por causa dos passos fechados. Como Col d'Iseran e Galibier não abriram na data prevista, acabei alterando a rota para uma variante, prevista inclusive na Rota dos Grandes Alpes Oficial.
Nesse dia, o Col d'Iseran, que seria o mais alto de toda viagem (2770 m), foi substituído pelo Col de La Madeleine, com seu ápice em "somente" 2000 m.

Saí da casa da Antoniette, depois de um bom café da manhã, e segui pelo vale até depois de Aigueblanche, em La Lechère, onde começa a subida do Col de La Madeleine. São pouco menos de 45 km, por uma rodovia movimentada e com desnível negativo (próximo a 500 m), foi tranquilo pedalar, o mais difícil era lembrar que cada metro de descida seria um metro a mais para subir.
Tive um pouco de dificuldade em Moutieurs, quando a rodovia vira auto-estrada, sendo proibida para ciclistas, tendo que achar a estrada secundária que segue meio que paralela, cerca de 10 km.



A subida do Col de La Madeleine é bastante íngreme, e irregular, alguns pontos planos, ou até descida, e em outros com mais de 12% de inclinação, o que torna mais difícil progredir.
Fui num rítmo tranquilo, até porque já tinha pedalado quase 3 h, antes de iniciar a subida. Nos primeiros quilômetros a paisagem não muda muito, nem é possível ter boas vistas, como sempre.




Mais próximo ao passo a paisagem muda, começam aparecer pedras na grande área verde rasteira e assim segue até o Col de La Madeleine. Atingida a marca dos 2000 m.































Aproveito a descida até Saint-Avre, onde já havia local para ficar, outro CouchSurfing, a Marion, que também estava com seu namorado em casa e um amigo que mora em Luxemburgo. Os três praticam paragliding, inclusive de maneira profissional, oferecendo vôos aos turistas. Cheguei antes do horário combinado, então fiquei descansando numa praça próximo ao apartamento.


No dia seguinte, 1º de Junho, fiquei praticamente o dia todo na casa da Marion, colocando as postagens anteriores do blog e fazendo nada, descansando. Saí apenas para dar uma volta na cidade e comprar alguma coisa para a janta, acabei fazendo bife acebolado, com arroz e salada de tomate, para nós três, já que no dia anterior eles tinham feito churrasco para todos. Acharam gostoso.
Todos os três, em especial Marion e Dominique, seu amigo, os quais tive mais tempo junto, são pessoas extremamente agradáveis, pudemos conversar bastante, dar boas risadas, contar piadas, comparar culturas, contar do Brasil e ouvir sobre a França.

Distância: 89 km
Tempo Pedalando: 6:15 h
Velocidade Máxima: 63,3 km/h
Desnível Positivo: 2357 m
Desnível Negativo: 2951 m
Elevação mínima: 428 msnm
Elevação máxima: 2000 msnm
Acumulado: 2320 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário