Mapa Atualizado da Viagem

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Dia 58 - Route des Grandes Alpes (de Jausiers a Isola - 64 km)

Tomada a decisão, agora seguir "morro acima", pela estrada mais alta da Europa, Cime de la Bonette.



Foi uma das mais longas subidas de toda viagem, a parte boa é que é constante, não tendo picos de aclive seguidos de quilômetros planos ou em declive. de Jausiers até o Cime de la Bonette são 23 km, com uma inclinação na casa dos 7% a 8%, passando disso apenas no quilômetro final. Inicia em cerca de 1200 msnm e termina em 2802 msnm, somando 1600 m de desnível positivo.










A paisagem muda várias vezes durante o caminho, aparecem árvores mais verdes, que logo dão lugar aos campos gramados de altitude, que surgem entre as rochas.












O dia estava bastante quente, a água praticamente acabou ainda na subida, acabei pegando de um pequeno curso d'água, que nasce logo acima, parte de minas, parte do derretimento das últimas neves. Água fresca e cristalina, faltou a sombra.















Animal que vive nessa região, e ainda posa para fotos.








Quase chegando...





Enfim o Cime de La Bonette (2802 m), essa estrada acaba sendo um pouco estranha, é como se fosse apenas um "retorno", pela montanha, pois metros abaixo ela tem interligação com a estrada que desce, sendo ali o Col de la Bonette. Não entendi exatamente o motivo de terem feito essa volta a mais, mas tem haver com a ocupação francesa no local, pois está muito próximo da fronteira com a Itália. Aliás, durante boa parte dessa rota é possível encontrar fortificações militares, casamatas e pontos de observação.
A estrada para o final da subida estava interditada nos dois lados, utilizaram um monte de neve para fechar, de modo a impossibilitar a passagem de veículos, que eram obrigados a retornar no Col de la Bonette, apenas pedestres, ciclistas e algumas motos subiam até o Cime de la Bonette.




Agora sim, a foto no "ponto alto" da viagem :-).

Chega a ser engraçado, as duas estradas quase se encontram em algumas partes do trajeto, no mesmo nível, separadas apenas por uma barreira natural de alguns metros.

A descida foi longa, pois era menos inclinada que a subida. Saí dos mais de 2800 m e parei em Isola, a cerca de 850 m, 40 km longe.

















A paisagem, tanto natural quanto arquitetônica vai ficando mais parecida com o mediterrâneo. Agora já nos Alpes Marítimos.




Isola, uma pequena cidade, antes de Saint-Sauveur-Sur-Tinee, destino que eu havia planejado para o dia. Acabei ficando em Isola, pois o tempo estava mudando, prevendo a tempestade do fim de todo dia, além disso eu estava um tanto cansado e dali até Saint-Sauveur eram apenas alguns quilômetros de somente descida. Outro fator que pesou é que ali encontrei um local para ficar com preço bom e eu não tinha certeza se seria fácil encontrar hospedagem em St-Sauveur.



Distância: 64 km
Tempo Pedalando: 4:51 h
Velocidade Máxima: 59,7 km/h
Desnível Positivo: 1655 m
Desnível Negativo: 2012 m
Elevação mínima: 862 msnm
Elevação máxima: 2802 msnm
Acumulado: 2621 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário