Mapa Atualizado da Viagem

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Dia 71 - de Marseille a Avignon (107 km)

Percurso de Marseille a Avignon, dia de sentir o Mistral...
Na saída de Marseille encontrei as mesmas dificuldades de outras grandes cidades, achar a estrada certa e não acabar entrando em uma auto-estrada, proibida para as bicicletas, tirando isso estava sendo tranquilo o trajeto. Deixei o chateau após o café da manhã, acho que quase 9:00 h.





A estrada não é muito diferente da chegada a Marseille, não é comum mudanças drásticas de paisagens, como acontecia nos alpes, que a cada passo era uma mudança, sendo diferente a subida da descida.




Em Marseille, um dos motivos de eu não ter saído no dia anterior, além dos que eu já havia dito, foi o vento forte, tempo limpo mas, de acordo com a previsão do tempo, vento contínuo na casa dos 50 km/h e rajadas atingindo 100 km/h.
No trajeto a Avignon a previsão não mudou muito, na verdade acabei descobrindo que esse é o famoso vento Mistral, assim como os gaúchos têm o Minuano no RS. O mistral é um vento de direção nordeste a norte, ou seja, sopra praticamente no sentido contrário ao que eu estava indo. Com grande intensidade dificultou bastante o percurso, fiz pequenas pausas constantemente, era como estar subindo uma montanha por todo o trajeto, bem mais forte que o vento que enfrentei na República Tcheca e Eslováquia.




A região é bastante seca também, mas para amenizar o problema é constante a presença de canais para desvio de rios direcionados à irrigação.

Nas margens da rodovia surgem plantações de frutas, principalmente, mas sempre em pequenos quadros cercados por árvores para reduzir os danos pelo vento.



Nessa região a presença do Mistral é comum, sendo canalizado no vale do rio Rhone (Rodano em português), justamente onde fica a cidade de Avignon, chegando a moldar as árvores na direção do vento.  O evento não ocorre sempre, são em determinadas épocas do ano, em geral por três dias consecutivos.

Chegando em Avignon, fui para a casa da Caroline, uma host do Couchsurfing, de onde era possível ver os muros da cidade antiga. Devido à presença do papado na cidade, em uma época de constante conflitos, a cidade antiga é toda cercada por uma muralha, que está muito bem conservada.



Ao final do dia fui ao centro comer alguma coisa e andar pelas ruas estreitas.

Distância: 107 km
Tempo Pedalando: 6:57 h
Velocidade Máxima: 45,1 km/h
Desnível Positivo: 572 m
Desnível Negativo: 682 m
Elevação mínima: 21 msnm
Elevação máxima: 243 msnm
Acumulado: 3216 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário