Mapa Atualizado da Viagem

terça-feira, 28 de abril de 2015

Dia 17 - de Dolní Dunajovice a Bratislava (107 km)

10º dia de viagem de bike, considerando o sábado e domingo que eu fiquei parado em Dresden.
Tudo planejado, corpo descansado, hora de pegar a estrada. Não adiantava ter muita pressa, a recepção da pensão, para fazer o check-out, só abriria as 9h.
Como até 9:10h ninguém apareceu, eu deixei a chave na mesa, na recepção e saí.
Um dia, digamos, especial, iria passar por três países e cruzar duas fronteiras. Café da manhã na República Tcheca, almoço na Áustria e jantar na Eslováquia.

Logo que saí senti alguma dificuldade para pedalar, que não era oriunda do relevo, era o famoso vento contra, soprando em direção geral norte, enquanto eu estava indo praticamente para o sul. Segundo a meteorologia a velocidade constante era na casa dos 25 a 30 km/h com rajadas de quase 60 km/h.
Fui seguindo, com bastante esforço para rodar a 15 km/h, mesmo no plano. Estava interessante, na subida precisava pedalar forte, no plano continuar pedalando e na descida ... pedalar também.
Em cerca de meia hora cheguei na primeira fronteira do dia, da República Tcheca com a Áustria.




Segui pedalando pela Áustria, preferi as estradas secundárias, por darem maior segurança e possibilitar conhecer melhor o país. Continuaram as parreiras, na verdade aumentaram, e por todo lado pequenos depósitos subterrâneos, somente sendo possível ver a porta de entrada (imagino que para fermentar ou maturar o vinho). Ainda dividindo espaço com as uvas, plantações parecendo trigo (ou da mesma família) e torres de geração eólica.
A escolha foi boa por esse aspecto, mas por outro foi bastante difícil. As cidades são extremamente pequenas e não possuem mercados ou restaurantes. A hora do almoço chegou, passou e nada, o único lugar que encontrei em uns 30 km foi uma pensão, mas só servia bebidas no bar, nada de comida. O dono chegou indicar um restaurante, mas estava fechado.
Não passei fome, pois tinha uma "reserva técnica" de água e alimentos, algumas frutas, pães e chocolate. Assim que cheguei numa estrada maior, que levaria à segunda fronteira do dia, próximo das 15:00h, apareceu um restaurante. Parei e almocei, ainda ocorreu como previsto, almoço na Áustria.













Mais alguns minutos e estava na balsa para atravessar o rio que serve de fronteira entre a Áustria e a Eslováquia.






Depois continuei pedalando com destino a Bratislava, os campos mudaram um pouco, não tão mecanizados, um pouco mais "bagunçados", a única coisa que não mudou foi o vento contra que continuava muito forte. Os únicos momento que diminuiu um pouco foi dentro das cidades ou quando passava em áreas arborizadas.







Cheguei no hostel em Bratislava quase 19:00h, bastante tempo além do comum dos outros trechos, de tempo de pedal aumentou cerca de 1:30h a 2:00h, no total contando o tempo parado deve ter aumentado quase 3:00h. Mesmo assim, o destino foi alcançado, passei da marca dos 500 km viajando com a Gabi e não senti cansaço ao final do dia.


Distância: 107 km
Tempo Pedalando: 7:28 h
Velocidade Máxima: 50,8 km/h
Desnível Positivo: 900 m
Desnível Negativo: 938 m
Elevação mínima: 136 msnm
Elevação máxima: 303 msnm
Acumulado: 574 km
Velocidade Máxima na Viagem: 68,4 km/h

Nenhum comentário:

Postar um comentário